Portuguese English French German Italian Spanish

A Ilha de Florianópolis

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Imprimir

Rica em cultura e beleza natural, a Ilha de Florianópolis é um dos lugares mais visitados no Brasil por turistas de toda a parte. Com mais de 40 praias e quase 400.000 habitantes, é uma excelente opção para quem quer relaxar, se divertir e registrar momentos inesquecíveis. Lugar onde o passado ainda se faz presente, a pesca, a renda de bilro, as festas folclóricas e religiosas, são costumes preservados desde a sua colonização no século XVI, pelos açorianos.

A Lagoa da Conceição é um dos principais centros turísticos, com belas paisagens e ponto de encontro de gente bonita que circula pela região. Possui ótima infra-estrutura para o turista, com serviços, comércio variado, centros culturais, bares, cafés e restaurantes especializados em frutos do mar e cozinha internacional, além de ser trecho de acesso para as principais praias.

Na Lagoa, você pode optar por um belo passeio de barco pela Costa da Lagoa ou pelas ilhas no oceano, praticar esportes náuticos ou radicais, pescar, percorrer alguma trilha ou simplesmente descansar.

As praias da região da Lagoa, Praia Mole e Joaquina são sempre badaladas. Cenários para competições de surf, práticas de kitesurf, vela, dentre outros esportes. Oferecem boa infra-estrutura com estacionamentos e bares. O acesso pelas trilhas são sempre um espetáculo à parte, pela beleza e pela diversidade da fauna e flora local.

Principais Praias

Praia da Joaquina
É uma das praias com a melhor infraestrutura para visitantes. Conhecida pelas excelentes condições para a prática do surfe e pelas competições sediadas. Frequentada por jovens, é palco de grandes shows na temporada de verão. Oferece serviços de estacionamento, salva-vidas, terminal turístico, lojas de artesanato, restaurantes, bares, chuveiros, banheiros, além de iluminação noturna.

Praia Mole
Com águas frias e ondas especiais para prática do surfe, o banho exige cuidados, priniplamente para as crianças. É frequentada pela juventude, vista como o paraíso dos surfistas. Possui estacionamento publico além de bares que abrem à noite.

Barra da Lagoa
A Barra é o maior núcleo pesqueiro da Ilha. É possível praticar surfe, mas suas águas não são violentas. Possui muitos bares e restaurantes. A maior atração turística acontece no mês de julho, onde a comunidade organizada, realiza a Festa da Tainha.

Sambaqui
Tradicional vilarejo de pescadores, local de famílias nativas, turistas e veranistas a procura de tranquilidade. A comunidade de Sambaqui luta pela preservação dos seus costumes e tradições através de danças religiosas e incentivos aos grupos de danças folclóricas, como o Boi de Mamão. Sambaqui possui, além de bares na praia, bons restaurantes.

Morro das Pedras
Mar agitado e águas claras, oferece opções de bares. Ali se localiza a Casa do Retiro dos Jesuítas que fica situado em cima do morro com uma visão maravilhosa da praia da Armação e da Lagoa do Peri.

Pântano do Sul
Apresenta características típicas de colônias de pescadores. Ali está localizada uma das mais importantes reservas arqueológicas da Ilha. O mar é relativamente agitado com ondas não muito grandes. Há bares e restaurantes especializados em frutos do mar.

Praia de Canasvieiras
Minicentro de prestação de serviços, onde o mar calmo é ideal para esportes náuticos. Com vários tipos de embarcações para aluguel ou passeio até a Ilha de Anhatomirim.

Praia Brava
O mar agitado, com ondas fortes é ótimo para a prática do surfe, águas cristalinas e excelentes condições para mergulho. Com bares e restaurantes de ótimo nível.

Jurerê Internacional
Praia de mar calmo e águas limpas. Apresenta excelente infraestrutura, em termos de bares, clube, shopping, restaurantes e outros serviços.

Fonte e fotos: Guia Turístico de Florianópolis - PMFSC

Outras Atividades

Além de belas praias, muito agito e lugares históricos, Florianópolis oferece ainda diversas opções em lazer, entretenimento e atividades esportivas. Dentre algumas, destacamos e indicamos as seguintes:

  • Passeios de barco e escuna
  • Passeios a cavalo
  • Trilhas ecológicas
  • Locação de caiaque
  • Passeio de banana boat
  • Iniciação em surf, windsurf e kitesurf
  • Canoagem havaiana
  • Vôo duplo de parapente e asa delta
  • Rapel
  • Sandboard (surf nas dunas)
  • Pescaria
  • Trekking.